Tribal

Grupo da disciplina de Sociedade, Cultura e Tecnologia

Metacognição, Apropriação, Difusionismo e Tecnicismo

Metacognição é a capacidade raciocinar sobre uma ferramenta, podendo ser até mesmo o próprio raciocínio ou a apredizagem. Quando a metacognição é utilizada o processo sobre o qual ela está sendo aplicada é otimizado. Por exemplo, quando a metacognição é utilizada no processo de aprendizagem, a pessoa que está aprendendo raciocina sobre os métodos que são mais eficazes para melhor absorção do conteúdo, ao final quando o aprendizado realmente  começar ele será mais eficaz, podendo depois até repassar seu conhecimento.

Abaixo, um vídeo sobre metacognição no aprendizado na escola.

A Apropriação retrata o ato de tomar posse de algo, apoderar-se por completo ou parcialmente de uma obra, seja para construir outra ou não. Segundo Wollheim, a respeito de apropriação de imagens da história da arte, ele diz:

“Falar sobre o que uma apropriação significa para um artista é falar sobre os sentimentos, emoções, pensamentos despertados nele na medida em que o pintor tem certeza de que a imagem ou o motivo apropriados transmitirão esses mesmos efeitos em outras pessoas suficientemente sensíveis e informadas”

Embora tenha existido desde as mais antigas obras, a Apropriação tem se revelado mais a pouco tempo, pois é mais na atualidade que não se buscou mais o novo e as pessoas não negam mais o passado. Isso é bem retratado em obras que lembram outras obras, pois possuem Apropriações daquelas.

Abaixo, um vídeo-debate sobre apropriação com o Presidente do iCommons fala sobre apropriação tecnológica do tecnobrega no Norte e Nordeste durante o Digital Age 2.0 2008.

A hipótese difusionista sustenta que os diversos povos receberam influências dos vizinhos e dos diversos contactos que estabeleceram ao longo da História. No final do século XIX e no início do século XX, os estudos antropológicos foram influenciados por essa tendência, o difusionismo. As diferenças observáveis entre sociedades diferentes não são distintas e independentes. As mudanças e os progressos se devem ao fato de algumas sociedades se apropriarem de elementos de outras, aperfeiçoando-se. As semelhanças entre povos diversos é explicada pela presença de um fenômeno de difusão de traços de umas para outras. Esses traços podem ter nascido em lugares e momentos históricos distanciados entre si, mas teriam tido uma progressiva difusão até chegarem a seu estado atual.

O uso exagerado ou valorização excessiva dos aspectos técnicos de algo, muitas vezes desvalorizando seus outros aspectos, representa o conceito de Tecnicismo.

Anúncios

5 Comentários»

  mailton wrote @

Gostei das definições,e gostaria de acrescentar ,que a metacognição também pode ser definida como uma nova forma de utiliar uma dada ferramenta ,atribuindo a uma nova função.

  Deivith wrote @

Interessante o difusionismo… no caso, um exemplo seria a influência da sociedade norte-americana no Ocidente, ou a influência da sociedade oriental na ocidental?

  Dêmora Bruna wrote @

Achei bem legal as ideias apresentadas, principalmente sobre a metacognição e o aprendizado. Realmente quando a metacognição é utilizada no processo de aprendizado acredito que se tornana mais rápido pois a pessoa é estimulada a pensar e tirar suas próprias conclusões sobre determinada coisa, criando assim sua própria forma de realizar alguma tarefa.

  Ciei wrote @

Gostei das definições feitas em relação ao meta-cognitivo e o Tecnicismo. Ficaram claras e suficientes para um entendimento no âmbito da inclusão digital. As outras duas ficaram demais.

  Wendell wrote @

Legal essa visão de Difusionismo, achei interessante essa analise em um contexto histórico e eu percebo que isso ocorre de forma mais intensa atualmente.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: